a EXPERIÊNCIA DOS CÍRCULOS BÍBLICOS EM NOSSA COMUNIDADE DE FÉ

21/06/2010 13:36

 

 

O Estação ACONTECENDO EM NOSSA comunidades OS BÍBLICOS Circulos .

 

MEDITEMSO A SEGUIR , A PARTIR DA Reflexão DO BRUNO Monsenhor Maggioni

Experiência Espiritual A Bíblia nd nd se concentra essencialmente Relação com Deus . No entanto, em Converte - se em Geradora de Relações Entre os Homens e Critério de leitura dos acontecimentos . A Pergunta Que fundamental percorre Toda uma Bíblia de um extremo UM Outro É um seguinte : Como e Onde Encontro o Senhor e Como Posso discernir SUA Vontade? Mas, com Junto ESTA Pergunta Melhor (ou , Dentro dela ), EXISTE a segunda : Quem É o Homem? A Experiência Espiritual Bíblica teológica e antropológica É simultaneamente .

Para esboçar , embora em Traços largos , um Bíblica Experiência religiosa , Não É Suficiente descrever estaticamente A relação do Homem com Deus , com semelhantes COM SEUS e uma história. Para captar o Que ha de Específico nd espiritualidade Bíblica Não basta indicar SUAS estruturas; É indispensável Crescimento Seu ver , o MoDo Como se formou o soluço e fatores de Impulso Que, Quais São SUAS Constantes e variantes SUAS . Por CONSEGUINTE , É preciso mostrar , de um lado , OS fatores originaram Que, estimularam , exigiram uma Experiência Espiritual do Homem Bíblico , e, de outro, como se observar Expressões concretas (sempre sujeitas Às Condições históricas e , portanto, Provisórias ) Em que se Foi paulatinamente configurando .

Concretamente, não Que se , comunique AO AT, descrevemos uma Experiência Espiritual tal Como se configurou NAS Diversas Tradições , verdadeiras e autênticas Que São Correntes Espirituais ( Tradições históricas , proféticas , sapienciais ), levando- se em Conta , à Medida do Possível , como Diversas Etapas da história de Israel, de sorte Que se veja um Incidência dos acontecimentos e das Situações .

Passando AO NT, e importante mostrar Claramente A relação de Continuidade com Novidade / a Experiência do EA relação, polêmica muitas vezes, com uma espiritualidade judaica ambiental (e gentílica ).
Da Revelação de Jesus e da Experiência do Grupo dos Discípulos Que estiveram em Comunhão com Ele , nasceram como comunidades Diversas , com matizes Que viveram uma ORIGINAIS Comum Experiência Espiritual : como sinóticas comunidades, Paulinas e joânicas . Interessa - se observar nsa Como se Introduz uma originalidade de CADA comunidade não Esforço n Viver a Própria Experiência Espiritual em Situação Precisa : comunidades de contexto judaico , Judeu - Gentio e helenista ; comunidades Que Vivem em Situações de perseguição e de marginalização ; comunidades Que se chocam COM como heresias Primeiras . Com isto, ficam indicados Âmbito o, o Método EA Nossa perspectiva de exposição. Mas Também Fica claro que - Sobretudo Por Razões de Espaço , ainda Que não exclusivamente - Nossa Exposição Será fragmentária e episódica , embora Não de um Ponto de nsa IMPEDIR Perceber como Estruturas básicas definem Que uma Experiência Espiritual Bíblica .

 
 
 
 
Maggioni Mons.Bruno .